SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Recolha de dados para meta-análise de ansiedade climática e bem-estar

Caros colegas,

Estamos a realizar uma meta-análise de estudos que utilizaram o instrumento de 2020 de Clayton e Karazsia, o CCAS (climate change anxiety scale) para medir a ansiedade climática, e como esta está relacionada com diferentes medidas de bem-estar psicológico, tanto na forma de indicadores negativos (como sintomas de psicopatologia) e positivos (como satisfação de vida, emoções positivas, ...).

Estamos à procura não só de estudos publicados, como também de manuscritos não publicados, teses/dissertações, apresentações em conferências, dados brutos, e estudos em progresso, que cumpram os seguintes critérios:

- Devem medir ansiedade climática com recurso ao CCAS, e pelo menos uma medida de bem-estar psicológico, definido como efeitos adversos para a saúde mental e variáveis indicativas da capacidade de uma pessoa florescer
- Devem incluir coeficientes de correlação, ou dados que permitam o cálculo destes (ou os autores providenciarem os dados quando requisitados)
- Devem ser escritos em português, inglês, ou espanhol

Se tiver conhecimento de dados que correspondam a estes critérios (independentemente dos resultados do estudo) e pretende que estes sejam incluídos na nossa análise, ficaríamos muito gratos se puder enviá-los para o seguinte email:

tomasoomgago@gmail.com

Por favor indique como quer que o seu trabalho seja citado. Também agradeceríamos se pudesse encaminhar esta mensagem a quaisquer colegas que estejam a trabalhar em investigações que possam ser relevantes para o nosso projeto. O pré-registo do nosso estudo está disponível no site da OSF (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/GKXM6).

Estamos dispostos a clarificar qualquer questões que possa ter, através do email acima mencionado. Muito obrigado pelo seu tempo e consideração.

Melhores cumprimentos,

Tomás Gago
Dr.ª Rebeca Sargisson
Dr. Taciano Milfont

University of Waikato, Tauranga, New Zealand

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: