SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Apresentação

No início de 1970, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, era ministrado o curso de Ética Profissional, para o 5° ano de Psicologia. O assunto discutido era: ética no exercício profissional, formas de proteção ao profissional formado, quando indivíduos não credenciados executavam ações do psicólogo. Este grupo de professores e estudantes de graduação em psicologia, percebendo a carência de um fórum apropriado para discussões dos trabalhos de pesquisa e para interação com outros pesquisadores da área, fundou, em 29 de maio de 1971, a Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, que foi sucedida em 1991 pela Sociedade Brasileira de Psicologia. A partir de 2005, para se adequar à legislação do país, sua nova razão social passou a ser Associação Brasileira de Psicologia.

Desde sua fundação, a SBP vem lutando para fortalecer ainda mais a ciência em psicologia, além de se tornar referência por suas Reuniões Anuais, palco de apresentações de estudos e importantes avanços da área.

A SBP é uma entidade civil sem fins lucrativos, sem vinculações políticas, ideológicas ou religiosas, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil. Há mais de cinco décadas, esta Sociedade tem trabalhado para o desenvolvimento da Psicologia, tendo realizado Reuniões Anuais todos os meses de outubro desde 1971, inicialmente em Ribeirão Preto e a partir de 1999 em diferentes cidades do país. De lá para cá, foram muitas as realizações e foram 50 anos consecutivos do evento que se consolidou como um dos mais importantes da Psicologia no Brasil. Um espaço onde é apresentado o que há de melhor na produção científica nacional e internacional em Psicologia.

A Sociedade têm publicado os resumos das Reuniões Anuais, a Trends in Psychology (editada a partir de 2020 em parceria com a Springer) e Cadernos de Psicologia; promove diversos encontros, os quais já serviram de espaço para a criação de outras associações da área; interage com outras associações científicas para o compartilhamento de conhecimento e defesa dos interesses dos que ensinam, pesquisam e trabalham na aplicação dos conhecimentos psicológicos; representa a Psicologia junto a agências de fomento e órgãos governamentais.

De forma gratuita, a SBP, através do Grupo de Trabalho (GT) de enfrentamento da Pandemia SBP COVID-19, reuniu informações técnicas atualizadas para contribuir com a prática profissional da psicologia. 

Fruto de uma parceria com o SECAD (Artmed Panamericana), a SBP coordena e chancela o Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde (PROPSICO), que tem como objetivo complementar a formação dos profissionais por meio de uma plataforma digital e livros físicos;

Também oferece o Curso Psicologia Hospitalar da Sociedade Brasileira de Psicologia, fruto de uma parceria com a MANOLE (Manole - Editora, Livraria Online e Cursos), que tem como objetivo oferecer aos psicólogos interessados na área da Psicologia Hospitalar atualizações e discussões sobre as principais temáticas da área na atualidade, por meio de conteúdos teóricos e práticos (casos clínicos), a fim de que atuem com habilidade e desenvoltura na área;

Os SBP E-books são publicações da Sociedade Brasileira de Psicologia, em formato de livros publicados online, de autoria de sócios, ou organizadas por sócios, para divulgação de temáticas relevantes na área de Psicologia. 

 

Diretoria

Conselho

Associados Honorários

Associados Plenos

Histórico

Estatuto

Regimento

 

Clique aqui e saiba porque é importante ser associado da SBP.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: