SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP E-books disponíveis para leitura e download gratuito

Os SBP E-books são publicações da Sociedade Brasileira de Psicologia, em formato de livros publicados online, de autoria de sócios, ou organizadas por sócios, para divulgação de temáticas relevantes na área de Psicologia.

 

Izar, P., & Gomide, P.I.C. (2018)Para além da dicotomia inato- aprendido: Contribuições de César Ades à Psicologia Brasileira. Coleção SBP-E-books. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

>> Livro organizado pelas ex-alunas e colaboradoras do Professor Cesar Ades, Patrícia Izar e Paula Gomide e inclui vários de seus artigos mais importantes, publicados previamente em periódicos científicos. A editoração foi realizada pela equipe da SBP.

 

Pessotti, Isaias. (2019)Discriminação condicional em Melipona (Micheneria) Rufiventris Lepeletier. Controle do comportamento com sujeito livre: o desafio das variáveis. Coleção SBP-E-books. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

>> O livro visa divulgar a tese de doutorado do Dr. Pessotti, ilustre sócio da SBP e membro de seu Conselho. Defendida em 1969, na Universidade de São Paulo, a tese permanece como um monumento na pesquisa científica em Psicologia, por seu caráter inovador, da escolha do sujeito experimental, ao desenvolvimento de equipamentos e às táticas de investigação científica.

 

Elias, L. C. S.; Corradi-Webster, C. M.; Oliveira-Cardoso, E. A.; Barrera, S. D.; Santos, M. A. (2018). Formação Profissional em Psicologia: Práticas Comprometidas com a Comunidade. Coleção SBP-E-books. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

>> A ideia de organizar esse livro surgiu em reuniões do Conselho do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada – CPA, órgão que gerencia os estágios profissionalizantes e os projetos de extensão do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O livro foi motivado por memórias afetivas de ex-alunos que atualmente são docentes e supervisores de práticas profissionais e também pela percepção da riqueza e complexidade que envolve a Formação Profissional em Psicologia oferecida pelo Departamento.

 

Cunha, Walter Hugo de Andrade. (2020). A emoção no compenetrado cortejo: A trilha de formigas como um caminho para descobertas na Psicologia e na Etologia. Coleção SBP-E-books. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

>> Em um sentido mais amplo de relevância histórica, o trabalho do professor Walter Cunha constitui o marco da origem da Etologia brasileira, em um momento em que a Etologia era inteiramente desconhecida pela Psicologia Comparativa e Animal norte-americana; traz para o Brasil, de forma pioneira, o trabalho dos fundadores dessa abordagem – Konrad Lorenz, Niko Tinbergen e Karl von Frisch, que, em 1973, viriam a receber o Prêmio Nobel. Vale lembrar que a Etologia brasileira, hoje reconhecida internacionalmente, foi pioneira também na introdução do termo Psicoetologia, proposto pelo próprio autor, denotando a busca de articulação entre os olhares da Psicologia, nascida na Filosofia, e da Etologia, nascida nas ciências biológicas – um exemplo mais uma vez pioneiro de interdisciplinaridade.” (Trecho do Prefácio por Ana M. A. Carvalho - PSE-IPUSP)

 

Clique aqui para SBP E-books e baixe os e-books com acesso livre e gratuito.
 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: