SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Mulheres nas pesquisas científicas: desafios e conquistas

Luísa Habigzang conta como suas pesquisas são importantes para as mulheres

mulher 1 mulher 2

A convite da SBP, como parte da campanha "Mulheres nas pesquisas científicas: desafios e conquistas" para celebrar o Dia da Mulher, a Sócia Luísa Habigzang nos contou como suas pesquisas são importantes para as mulheres.


"Coordeno o Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC) no PPG de Psicologia da PUCRS. Temos realizado pesquisas, atividades de ensino e de extensão com foco na prevenção e promoção de saúde de meninas e mulheres que experienciaram violência ou que estão em contextos de vulnerabilidade social. Em relação às pesquisas desenvolvidas pelo GPeVVIC, um importante estudo foi o desenvolvimento e a avaliação de protocolo de psicoterapia breve para mulheres com histórico de violência por parceiro íntimo (VPI). A intervenção promoveu a redução de sintomas de depressão, ansiedade e transtorno do estresse pós-traumático e o aumento de autoestima. Atualmente estamos concluindo um manual com a descrição desta intervenção para darmos início a um programa de treinamento para psicoterapeutas. Outra pesquisa que estamos iniciando é sobre a VPI, saúde mental e percepção de suporte social em mulheres lésbicas. Este é um grupo muito excluído das políticas públicas para enfrentamento à violência e que devido ao estigma social vivenciam importantes barreiras para acessar a rede de atendimento. Também estamos desenvolvendo pesquisas e atividades de extensão para prevenção de violência no namoro para meninas adolescentes de escolas públicas e que estão em acolhimento institucional. Outro estudo, em parceria com a secretaria estadual de educação do RS, é a avaliação de um programa de formação para educadores que visa contribuir para o enfrentamento da violência de gênero nas escolas. Além disso, estamos desenvolvendo um projeto para avaliar indicadores de saúde mental das profissionais que atuam em redes de proteção e atendimento à mulher para subsidiar uma proposta de intervenção para promoção de saúde destas trabalhadoras. Entendemos que qualificar e fortalecer as redes é fundamental para proteção e garantia de direitos de meninas e mulheres. Por fim, integro um grupo de especialistas convidado pela Sexual Violence Research Initiative (SVRI), que está contribuindo para estabelecer agenda de prioridades de investigação sobre a violência contra as mulheres e as meninas na região da América Latina e do Caribe. Todas essas investigações acontecem pelo trabalho engajado de uma equipe de 27 mulheres, alunas iniciação científica, mestrandas, doutorandas e pesquisadoras colaboradoras, que integram o grupo de pesquisa. A presença das mulheres na ciência é fundamental para o desenvolvimento de uma Psicologia comprometida com o combate às desigualdades de gênero e com o enfrentamento a todo tipo de violação de direitos de meninas e mulheres, em suas mais diversas existências."

Luísa F. Habigzang é Doutora em Psicologia, Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC) e Pesquisadora Bolsista Produtividade CNPq - Nível 1D.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: