SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota de pesar pelo falecimento da professora Elenice Aparecida de Moraes Ferrari

Elenice Aparecida de Moraes…

A SBP manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores da professora Elenice Aparecida de Moraes Ferrari, que faleceu na última sexta-feira (01/05), aos 69 anos de idade.

Graduada em 1967 em pedagogia, obteve o título de mestre em psicologia experimental pelo Instituto de Psicologia da USP em 1970 e o de doutora em ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto em 1974. Era professora da Unicamp, onde coordenava o Laboratório de Sistemas Neurais e Comportamento.

Associada plena da SBP, Elenice Ferrari fez parte da Comissão Editorial da entidade em 2000 e 2001 e foi Segunda Secretária da Diretoria na gestão 1994-1995.

Seu corpo foi sepultado no cemitério Parque das Aleias, em Campinas.

Elenice Ferrari  por  João Cláudio Todorov

Elenice Aparecida de Moraes Ferrari

Elenice Aparecida de Moraes Ferrari faleceu dia 30 de abril, vítima de câncer. Elenice era uma pessoa de sorriso aberto, contagiante, sempre irradiando bom humor e otimismo. Silvia e eu almoçamos com ela em sua casa, na véspera de sua última internação para continuar a quimioterapia. Fomos visita-la em Campinas já sabendo da gravidade de seu estado e ficamos surpresos com sua bem-humorada disposição. Foi muito bom lembrar dos velhos tempos de Ribeirão Preto, época em que Silvia e Elenice (que foi minha primeira orientanda na pós-graduação) compartilhavam a sala com dois outros professores da FFCLRP, Lino de Macedo e Elza Marilena Stella.

Elenice concluiu em 1967 o curso de graduação em pedagogia na Unicamp, campus de Rio Claro, SP e foi contratada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Sua dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo foi apresentada em 1970 e publicada no Journal of the Experimental Analysis of Behavior (Ferrari, Todorov & Graeff, 1973). No ano seguinte foi publicado outro artigo na mesma revista, agora baseado em sua tese de doutorado na USP, “Key pecking as a function of response-shock and shock-shock intervals in unsignalled avoidance” (Ferrari, Todorov & Souza, 1974). Os dois trabalhos encerraram uma polêmica criada nos anos sessenta sobre limitações do conceito de comportamento operante – alguns autores citavam a ausência de estudos de esquiva usando a resposta de bicar em pombos como prova das limitações à generalidade das leis da aprendizagem. Um terceiro artigo publicado no Journal of the Experimental Analysis of Behavior (Ferrari & Todorov, 1980) e pelo menos duas dissertações de mestrado que geraram publicações (Gorayeb & Todorov, 1977; Alves de Moraes & Todorov, 1977) corroboraram as conclusões dos trabalhos iniciais de Elenice Ferrari.

Obtido o doutorado foi contratada pela Unicamp e trocou Ribeirão Preto por Campinas. Em 1976 foi convidada a participar do grupo de Estudos multidisciplinares em Sistemas Neurais, então coordenado pelo Dr. Armando Freitas da Rocha, no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Biologia. Desenvolveu estágio de pós-doutorado no Department of Psychology, University of Califórnia, Berkeley, 1982-1983.  Fez carreira na Unicamp até a Livre Docência, tendo vasta lista de publicações, incluindo 43 artigos em periódicos científicos, uma coletânea de artigos, alguns capítulos em livros, e resumos de apresentações em congressos. Na maior parte do tempo trabalhou em duas linhas de pesquisa, “Organização Temporal do Comportamento e dos Processos de Aprendizagem e Memória” e “Neurobiologia da Aprendizagem, Memória e Plasticidade Neural”. Em suas próprias palavras no currículo da plataforma Lattes do CNPq, “Os estudos desenvolvidos têm como uma das considerações básicas o conhecimento de que as interações organismo - ambiente caracterizam experiências individuais que mudam não apenas a topografia, a frequência e a função de padrões de respostas do organismo ao ambiente, mas também o funcionamento do sistema nervoso, com modificações estruturais e funcionais que caracterizam sua plasticidade. ”

Referências Bibliográficas

     Alves de Moraes, A. B. & Todorov, J. C. (1977). Signaled free operant avoidance of shock by pigeons pecking a key. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 27(2), 281-291.

     Ferrari, E. A. M., Todorov, J. C. & Souza, D. G. (1974). Key pecking as function of response-shock and shock-shock intervals in unsignalled avoidance. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 22, 215-218.

     Ferrari, E. A. M., Todorov, J. C. & Graeff, F. G. (1973). Nondiscriminated avoidance of shocks by pigeons pecking a Key.Journal of the Experimental Analysis of Behavior,9, 211-218.

     Ferrari, E. A. M. & Todorov, J. C. (1980). Concurrent avoidance of shocks by pigeons pecking a key. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 34, 329-333.

     Gorayeb, R. & Todorov, J. C. (1977). Key pecking maintained by negative reinforcement: Multiple schedules. Mexican Journal of Behavior Analysis, 3(2), 161-168.

Lincoln, Elenice, Bento

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: