SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP participa de reunião do Fórum CHSSA com GT-CNPq CHS

Fórum CHSSA com GT-CNPq…

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), representada por seu presidente Ricardo Gorayeb, participou na última quinta-feira (09), em São Paulo, da reunião do Fórum CHSSA com o GT-CHS do CNPq, criado para subsidiar a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Área de Ciências Humanas.

O encontro contou com mais de 40 participantes, representantes de associações da Área de Humanas, que retomaram questões relativas aos documentos produzidos pelas duplas responsáveis pela elaboração de um texto preliminar sobre cada um dos eixos estruturantes (Ética, formação, internacionalização, financiamento e publicação). Dentre outras questões, o grupo levantou pontos importantes como o estabelecimento de metas, indicadores e dos métodos necessários para atingir os objetivos da política que está sendo elaborada.

Segundo Carmem Rial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do GT-CHS CNPq, o documento que deve ser enviado ao CNPq até o dia 19 de maio já foi redigido, mas essa terceira reunião presencial do grupo contou com sugestões do Fórum que reúne sociedades científicas da Área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. "Queríamos que o documento fosse discutido mais amplamente pelo Fórum. Por isso, este encontro teve dois objetivos. Pedir o apoio e considerações das sociedades científicas, e pedir o apoio da SBPC para o documento, e especialmente para o trâmite da questão da Ética, explicou ao Jornal da Ciência da SBPC.

Um dos pontos altos da reunião do Fórum/GT-CNPq em São Paulo foi a presença da presidente da SBPC, Helena Nader, que manifestou seu apoio incondicional ao documento do GT e às propostas do Fórum, e se prontificou a buscar, juntamente com o GT e a coordenação do Fórum, dialogar com o Ministro Aldo Rebelo, visando a implementação das políticas propostas no documento e, em especial, de uma resolução específica e de um Conselho próprio para o controle da Ética na pesquisa em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A próxima reunião do GT-CHS do CNPq deverá ocorrer durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal de São Carlos, entre os dias 12 e 18 de julho de 2015, também com a presença da Sociedade Brasileira de Psicologia.

(Com informações e foto do Jornal da Ciência da SBPC)

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: