SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Encontro da SBP reúne pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Noruega

Começou nesta quinta-feira (09), em São Paulo, o evento regional da Sociedade Brasileira de Psicologia “Contingências sociais: indivíduo, cultura e sociedade”. O encontro acontece até sábado (11), no auditório Carolina Bori, do Instituto de Psicologia da USP.

No evento, pesquisadores de dez cidades brasileiras, dos Estados Unidos e da Noruega discutem noções que estão sendo recentemente debatidas em psicologia para lidar com a dinâmica complexa entre comportamento individual e cultura. Entre os conceitos, ganha destaque a noção de metacontingência, que busca descrever como práticas culturais são afetadas por consequências relevantes não apenas para os indivíduos que se comportam, mas para grupos e instituições tomados como unidades de análise. As reflexões são sustentadas por um crescente corpo empírico produzido em pesquisa básica sobre transmissão cultural, autocontrole e mudança ou manutenção de práticas em pequenos grupos; bem como pesquisa aplicada sobre sustentabilidade, intervenções em organizações, educação, entre outras áreas.

O encontro regional da SBP conta com financiamento da FAPESP e CAPES, além de apoio do Instituto de Psicologia da USP e da Associação Brasileira de Análise do Comportamento.

Encontro da SBP reúne…

João Claudio Todorov, Emmanuel Tourinho, Marcelo Benvenuti, Maria Amália Andery, Martha Hubner e Ricardo Gorayeb, na abertura do encontro regional da SBP “Contingências sociais: indivíduo, cultural e sociedade”

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: