SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota de pesar pelo falecimento da professora Raquel Kerbauy

Raquel Kerbauy

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores da professora Rachel Rodrigues Kerbauy, que faleceu neste fim de semana, aos 81 anos de idade.

Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Rachel Kerbauy foi umas das pioneiras da psicologia da saúde no Brasil. Presidiu a ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) e foi uma das fundadoras da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.

Associada plena da Sociedade Brasileira de Psicologia, a professora Rachel Kerbauy teve participação ativa nas Reuniões Anuais de Psicologia da SBP, contribuindo sempre com a sua experiência e conhecimento para o sucesso dos nossos encontros.

Seu corpo foi enterrado no domingo (22/03/15), no cemitério Gethsêmani, em São Paulo.

Abrimos aos sócios que quiserem se manifestar, o espaço onde serão transcritos trechos de suas mensagens.

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia
Ricardo Gorayeb
Dora Fix Ventura
Marcelo Frota Benvenuti
Jesus Landeira Fernandez
Ronaldo Pilati
Renata Tamie Nakao
Maria Rita Zoega Soares

Mensagens de Diretores, Conselheiros e Associados à Profa. Dra. Raquel Kerbauy e Familiares

A profa. Kerbauy impressionava-me pelo entusiasmo e interlocução. Com ela discutia sobre variações técnicas em psicoterapia, história da psicologia e organização do campo da psicologia no Brasil. Sentirei saudades.
William B. Gomes

Com muito pesar recebi  a notícia da morte da Profa. Rachel. Mestra e amiga, sempre me estimulou com seu entusiasmo e coragem ao enfrentar,  já na década de 70, os desafios para  se trabalhar na área da saúde com o referencial teórico da análise do comportamento. Dela recebi grande incentivo e aprendizado para atuar como  professora de Psicologia numa escola médica. à Profa Rachel, minha homenagem e gratidão.
Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira, Profa. Adjunta da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) 

Aos poucos nossos mestres partem. Triste.
Dra. Raquel S. L. Guzzo

Manifesto meu pesar pelo falecimento da Profa. Rachel Kerbauy . Rachel ofereceu um curso no Sedes Sapientiae, na época afiliado à PUCSP, de terapia corportamental na década de 70 equivalente ao 5o. e 6o. ano de graduação (naquela época a graduação em Psicologia tinha 6 anos de duração). Tal curso  foi histórico (Silvio Botomé e eu, dentre outros fomos seus alunos). O curso encontra-se narrado em livro da ABPMC, sendo pioneiro - todo o material era lido em inglês pois na época não havia muita literatura aplicada no Brasil e Rachel trouxe expoentes do exterior para ministrar aulas. Marly Delitti era monitora...
Lúcia C.A. Williams (LAPREV  - UFSCar)

Apesar de não conhecê-la sinto, pois uma Psicóloga com a Sabedoria e Experiência dela deve ter deixado um vazio que dificilmente será preenchido.
Luiz Antonio de Boer

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: