SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Representando a SBP, a conselheira Deisy de Souza participou de evento em homenagem ao legado de Carolina Bori

Em celebração ao Centenário de Nascimento de Carolina Martuscelli Bori, pioneira da psicologia comportamental no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) homenageou o legado de sua primeira presidente mulher com um dia de atividades gratuitas, incluindo a cerimônia de entrega do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”.

O evento foi realizado nesta terça-feira, no Salão Nobre do Centro MariAntonia da USP, em São Paulo, com transmissão pelo YouTube. 

Na parte da manhã, foi realizada a cerimônia de entrega do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que destacou a categoria “Mulheres cientistas”, por suas contribuições excepcionais à ciência e gestão científica no Brasil. Este prêmio, uma iniciativa da SBPC desde 2019, reconhece o talento e a dedicação de cientistas brasileiras, fortalecendo o papel feminino no avanço científico nacional.

As vencedoras desta edição são a química Yvonne Mascarenhas, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, na área de Humanidades, e a biomédica Regina Pekelmann Markus, na área de Biológicas e Saúde.

Representando a SBP, a Conselheira Deisy das Graças de Souza, professora titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participou da mesa-redonda que explorou “A atuação institucional de Carolina Bori”, o debate coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, também contou com a participação de Dora Fix Ventura, professora titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Mariza Monteiro Borges, professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB), e Eunice Maria Fernandes Personini, secretária executiva da SBPC.

mesa bori 1

Na foto: Mariza Monteiro Borges, Renato Janine Ribeiro, Dora Fix Ventura e Deisy das Graças de Souza

Em uma segunda mesa, a discussão se voltou para “Carolina Bori como educadora e pesquisadora”, trazendo à tona sua influência duradoura na educação e pesquisa científica. Com coordenação de Maria do Carmo Guedes, professora emérita pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o debate contou com a participação de Júlio César de Rose, professor titular da UFSCar, Lino de Macedo, professor emérito pelo Instituto de Psicologia da USP, Marilena Ristum, professora titular aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Raul Albino Pacheco Filho, professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, e Silvio Paulo Botomé, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 mesa bori 2

Na foto: Lino de Macedo, Júlio César de Rose, Maria do Carmo Guedes e Marilena Ristum

 

A gravação está disponível no canal da SBPC no youtube: https://www.youtube.com/live/7Gh9KLF6eTs?feature=shared

Visite também o portal https://memorialcarolinabori.sbpcnet.org.br/

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: