SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

A Psicologia e a Crise Climática - Um Quadro de Ação Climática da População

Documento fornece o modelo global para coordenar a Ação Climática da Aliança Global de Psicologia (GPA) a partir de agora até 2025

Os membros da Aliança Global de Psicologia (GPA), que compreende mais de 70 organizações e associações de psicologia nacionais e internacionais, entre eles a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), assinaram compromissos escritos para tomar medidas sobre as Mudanças Climáticas por meio da assinatura de uma 'Proclamação' e 'Declaração' conjuntas em Lisboa em 2019.

Estes compromissos foram reforçados através de uma reunião de acompanhamento em Bogotá em 2022, em que ficou acordado que o foco até 2025 deveria ser na sensibilização. O Grupo de Coordenação Climática da GPA tem seguido amplamente o modelo do Roteiro da GPA para 2025 desenvolvido em Bogotá e o progresso até o terceiro trimestre de 2023 está resumido no documento disponível abaixo. 

Este documento fornece uma estrutura para ajudar todos os membros da GPA a colocar estes compromissos em prática. O objetivo do quadro é apoiar todas as associações a criarem planos transparentes e viáveis até 2025 para se concentrarem na educação, na defesa e na comunicação para enfrentar as mudanças climáticas com mitigação, adaptação e justiça. O foco no quadro está na forma como a psicologia pode apoiar indivíduos, comunidades, organizações e nações a enfrentarem a crise climática por meio de um “Quadro de Ação Climática da População”.

 

Leia na íntegra: A PSICOLOGIA E A CRISE CLIMÁTICA – UM QUADRO DE AÇÃO CLIMÁTICA DA POPULAÇÃO - ‘Pessoas e o Planeta – estamos todos juntos nisso’, versão traduzida pela SBP. 

 

Leia na íntegra: PSYCHOLOGY AND THE CLIMATE CRISIS – A POPULATION CLIMATE ACTION FRAMEWORK - ‘People and Planet - we’re all in this together, versão em inglês. 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: