SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Pareidolia: você já passou por isso

Um fenômeno neuropsicológico explica que existe um reconhecimento de um objeto familiar em um estímulo aleatório.

Você já deve ter olhado para o céu e ter identificado a figura de um animal em uma nuvem ou ter observado que manchas em uma mesa ou na parede formam a imagem de um rosto. Esse é um fenômeno psicológico chamado pareidolia.

A palavra pareidolia vem do grego “para”, que significa “junto de”; e “eidolon”, imagem, figura ou forma. O especialista em neuropsicologia Fabrizio Veloso explica que as associações da pareidolia podem acontecer também com sons, quando, por exemplo, reconhecemos falas em músicas que são tocadas ao contrário. Quem não se recorda, pelos menos de ouvir falar, de lendas urbanas, sobre mensagens subliminares em discos de vinil quando eram tocados em sentido inverso?

“Essa tendência de encontrar padrões com significado em imagens ou sons aleatórios está relacionada com a capacidade que o nosso cérebro possui de transformar nossas percepções em algo familiar, ou seja, relaciona-se à forma como construímos o mundo ao nosso redor”, afirma Veloso, profissional associado à Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Assim, estímulos visuais – ou sonoros – aleatórios tendem a ser traduzidos, reconhecidos e associados por nossos cérebros a objetos e estímulos familiares. E nada mais familiar para humanos desde a infância do que outros rostos humanos, daí a frequência da identificação de faces onde elas não existem objetivamente.

O professor Elton Hiroshi Matsushima, chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, lembra ainda que a pareidolia não se restringe a um grupo de pessoas e pode ocorrer em qualquer idade.

“Pode ser identificada em diferentes faixas etárias, mas não foram realizados estudos sistemáticos com crianças na primeira infância, nem estudos longitudinais para verificar o desenvolvimento”, esclarece Matsushima, também doutor em psicologia, que lembra que há vários exemplos do fenômeno compartilhados na internet, como pessoas que veem imagens de santos em alimentos – o rosto de Cristo em uma torrada - ou a face de um homem na Lua.

Se isso acontece com você, fique tranquilo. É absolutamente normal, garante a ciência.

Bayern Jovens - 22/03/16

>> Veja mais notícias sobre Psicologia no Blog da SBP

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: