SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Lisiane Bizarro

A psicologia da vida cotidiana: a divulgação da ciência psicológica

A divulgação científica da psicologia é uma democratização do conhecimento científico sobre quem somos nós.

Lisiane Bizarro*

Na escola, estudamos todo tipo de doença. Aquelas transmitidas por bactérias, por vírus, pelos protozoários... Aprendemos a prevenção, principais sintomas e alguma coisa sobre o tratamento. Entretanto, algumas dessas doenças são raramente um problema corriqueiro, como por exemplo, a elefantíase ou a doença do sono.

Muito mais corriqueiras são as doenças mentais, sobre as quais aprendemos muito pouco ou nada na escola. Elas estão nas novelas, no noticiário, nas ruas, na vizinhança e na sala de estar. Mas não fica por aí. Pouco aprendemos sobre como percebemos, prestamos atenção ou memorizamos. Para além da escola, continuamos sem informações sobre como educar os filhos sem bater, como identificar uma demência ou uma dependência de drogas, quais são as habilidades sociais importantes no trabalho ou o que fazer quando estamos ansiosos.

Talvez esta ideia não seja nova para você, que estava mesmo pensando nessas e em outros temas estudados pela psicologia.

É importante perceber a psicologia como a ciência que é; a ciência do comportamento. A relação do organismo com o meio é feita de comportamentos (pensamentos, ações, lembranças, sonhos, emoções). A psicologia é uma ciência nova, mas que cresceu muito nas últimas décadas e tem fronteiras com todas as ciências e profissões que têm um componente humano, um comportamento, uma pessoa, animais... Está em toda a parte! Não é preciso ser psicólogo para desfrutar deste conhecimento, mas cabe aos psicólogos perceberem a importância de conhecer e divulgar sua ciência.

A divulgação científica da psicologia é uma democratização do conhecimento científico sobre quem somos nós. Entre suas muitas teorias, a psicologia tem um importante corpo de conhecimento e de contribuições para o dia-a-dia das pessoas que não é uma elucubração de pensadores brilhantes, mas fruto de muita pesquisa. E mais! Muita pesquisa feita aqui em nosso país mesmo, disponível inclusive em língua portuguesa, em diversas revistas científicas.

Cabe aos psicólogos utilizarem estas fontes e comunicar seu conteúdo. Isso é bom para os psicólogos, que mostram o que estudam e o que são capazes de entender para exercer sua profissão. É bom para o público, porque reconhece o corpo de conhecimentos da psicologia como falseável, é baseado em evidências e processos racionais. É bom para a profissão, que é mais valorizada. E isso é bom para a psicologia, que é reconhecida como ciência e atrai pessoas interessadas em contribuir para a construção deste campo científico.

* Psicóloga,  Mestre e PhD em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona a disciplina de Pesquisa e Divulgação da Ciência para a licenciatura em Psicologia.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: