SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota pública da SBP sobre o Prêmio Capes de Tese

03 de agosto de 2023

Nota pública da SBP sobre o Prêmio Capes de Tese

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) vem a público se manifestar sobre o Prêmio Capes de Tese 2023.

Anualmente, a Capes promove o Prêmio Capes de Tese, que traz reconhecimento aos melhores trabalhos de doutorado defendidos nos Programas de Pós-Graduação brasileiros. Esse prêmio é distribuído à melhor tese de cada uma das 49 áreas de avaliação. O Grande Prêmio Capes se destina às três melhores teses (dentre as 49 premiadas), uma para cada Colégio- Ciências da Vida, Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, e Humanidades, do qual a Psicologia faz parte.

No dia 1º de agosto a CAPES anunciou a distribuição de dois prêmios de 20 mil reais aos dois vencedores do Grande Prêmio Capes dos Colégios de Ciências da Vida e de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Tal prêmio será concedido pelo Instituto Serrapilheira.

Vemos como positiva a ação dos institutos independentes de valorizarem a produção científica nacional, especialmente a de jovens doutores, mas entendemos que a exclusão do Colégio de Humanidades cria uma situação de desvalorização de áreas que são, assim como as demais, de fundamental importância para a ciência brasileira. O tratamento isonômico das áreas deveria ser um compromisso da CAPES, na busca pela valorização da ciência brasileira como um todo.

A SBP se junta às demais associações científicas da área de Humanidades (ANPOCS, ABPC, ABA, ABS, ANPEPP e ANPOF) e aos pesquisadores brasileiros da área de Psicologia, na expectativa de que a CAPES reconheça de forma justa e isonômica todas as áreas da pós-graduação brasileira, que têm trabalhado arduamente para o desenvolvimento do país.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: