SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Contribuições da Psicologia para a Agenda 2030 foi tema de mesa-redonda na 75ª Reunião Anual da SBPC

A mesa-redonda: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A AGENDA 2030, proposta pela SBP, foi apresentada nesta última terça-feira (25/7), como parte da programação virtual da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

A Secretária geral da SBP, Profa Lisiane Bizarro Araujo (UFRGS) coordenou a mesa que contou com as apresentações do Prof. Marcelo Benvenuti (USP), Fabiana Maris Versuti (USP/RP) e Graciella Faico Ferreira (UFRJ)

Os 5 Ps da Agenda 2030 contemplam as cinco áreas de importância crucial para a humanidade fortalecer a paz mundial e erradicar a pobreza em todas as formas e dimensões: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta. A mesa considerou a ciência psicológica como sexto P da Agenda 2030 tendo em vista a centralidade dos fatores humanos para atingir as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável. O Brasil está entre os 15 países que mais produzem conhecimento em psicologia no mundo. Ainda que os conhecimentos produzidos sejam voltados para as pessoas em diversos contextos diretamente relacionados aos ODS, há um grande desconhecimento dos pesquisadores em relação aos ODS e portanto pesquisas diretamente voltadas para os ODS. A mesa deu visibilidade à perspectiva da psicologia para a Agenda 2030 voltada para políticas públicas da educação Infantil ao ensino superior e a articulação com a agenda científica.

 A atividade gravada está disponível no canal da SBP no Youtube. Assista aqui

 

No mesmo dia, pela manhã,  o prof. Marcelo Frota Lobato Benvenuti (USP) ministrou presencialmente a conferência COOPERAÇÃO E SENSO DE JUSTIÇA NA CIÊNCIA PSICOLÓGICA: NATUREZA HUMANA OU CONSTRUÍDOS SOCIALMENTE?, durante a 75ª Reunião Anual da SBP, na UFPR, em Curitiba.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: