SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Consulta pública sobre ética em pesquisa com seres humanos

GT do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) apresenta diretrizes para ética em pesquisa clínica com seres humanos e convoca consulta pública

consulta publica

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) produziu o texto “Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica“, documento com diretrizes gerais para orientar sobre cuidados e procedimentos éticos em pesquisas com seres humanos, propondo a criação de um novo sistema de avaliação ética própria para as áreas de conhecimento ligadas às humanidades.

As contribuições da comunidade científica podem ser inseridas em um formulário online (CLIQUE AQUI) até 1º de junho de 2023 e permite sugestões a partir de cada conjunto de diretrizes.

A iniciativa é uma etapa importante e necessária para avançar na proposição de um sistema de revisão ética próprio para as CHSSALLA. O Fórum entende que há um acúmulo teórico e reflexivo muito robusto de pesquisas, publicações e de experiências bem-sucedidas que subsidiam tais diretrizes e a criação de um novo sistema de avaliação ética.

O documento na íntegra, que contém o contexto de produção das diretrizes, pode ser acessado aqui

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: