SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Tecnologia para um mundo sustentável

Brasil possui recursos naturais e humanos para desenvolver soluções que ajudem a proteger o meio ambiente

Fonte: JC Notícias (Jornal da Ciência - SBPC)
Edições / 7080, 13 de dezembro de 2022

Reportagem da nova edição da Ciência & Cultura aponta que o Brasil possui recursos naturais e humanos para desenvolver soluções que ajudem a proteger o meio ambiente.

Perda de biodiversidade, desmatamento, poluição, crise hídrica, mudanças climáticas, superpopulação, desperdício. Os problemas ambientais atuais não são poucos. Porém, a tecnologia pode ser a chave para reverter essa situação e alcançar um futuro melhor. Isso é o que aponta artigo da nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência e Vida”. A edição especial aborda as várias maneiras como a ciência e a tecnologia contribuem com diversos aspectos de nossa vida diária.

Cada vez mais empresas no mundo vem buscando soluções sustentáveis através de tecnologias amigas do ambiente. No Brasil, porém, esse avanço está sendo insatisfatório. Segundo dados do Relatório Luz 2022, elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o país não apresentou progresso em nenhuma das 169 metas dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU). O levantamento revela que das 168 metas dos ODS analisadas, 80,35% estão em retrocesso, ameaçadas ou estagnadas no país e 14,28% tiveram progresso insuficiente.

Se por um lado a implementação dessas tecnologias encontra uma série de desafios no Brasil, por outro o país tem demonstrado ter recursos (tanto naturais quando humanos) para mudar esse quadro.  Isso porque o país possui a maior biodiversidade do planeta, com mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas. As aplicações oriundas dessas espécies vegetais são inúmeras: alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis; fabricação de tecidos e papel; produção de perfumes, inseticidas e outras.

“Quando um país vive uma crise, o principal caminho é ampliar o investimento em ciência, tecnologia e inovação (CT&I). E se quisermos atingir uma sustentabilidade, também é através de investimentos em CT&I”, afirma Luciana Gomes Barbosa, professora do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do GT Meio Ambiente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Leia a reportagem completa em: https://revistacienciaecultura.org.br/?p=3496

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: