SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP manifesta seu pesar pelo falecimento do Professor Walter Hugo de Andrade Cunha

A Sociedade Brasileira de Psicologia lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Walter Hugo de Andrade Cunha, professor emérito da Universidade de São Paulo, ocorrida no dia 29 de agosto de 2022. Nascido em Santa Vitória (MG), Walter Cunha graduou-se em Filosofia em 1956, pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Quatro anos depois, fez pós-graduação em Psicologia Experimental na Graduate School of Kansas, nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, doutorou-se em Psicologia em 1967. Foi professor do Departamento de Psicologia Experimental do IP-USP, no período de 1958 a 1980, e membro atuante e reconhecido da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), da Sociedade Latino-americana de Psicobiologia e da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt).

Prof. Walter Cunha foi um pesquisador incansável, que, de acordo com as palavras da Profa. Ana M. A. Carvalho, teve “uma vida dedicada à busca de respostas sobre questões despertadas, desde a adolescência, pela curiosidade, pelo fascínio diante do aparentemente inexplicável e pela consequente inquietação intelectual que marcam os grandes cientistas”. Seu trabalho foi pioneiro em construir pontes entre a Psicologia e a Etologia no Brasil, que resultou em um legado importante para sua área.

Em 2020 a Sociedade Brasileira de Psicologia publicou o e-book “A emoção no compenetrado cortejo: A trilha de formigas como um caminho para descobertas na Psicologia e na Etologia”, de autoria do Prof. Walter Cunha, que retrata sua carreira como cientista e a sua produção desde os anos 1960 - uma singela homenagem a um dos grandes cientistas brasileiros.  

O velório ocorrerá amanhã, dia 31/08, no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.

 falecimento Walter

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: