SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Carta de João Pessoa dedicada ao progresso científico da psicologia brasileira

No dia (24/10/2019) a Sociedade Brasileira de Psicologia em reunião em João Pessoa- PB, escreveu e enviou uma Carta ao Presidente da República, Presidente do Senado, Presidente da Câmara, Ministro da Ciência e Tecnologia e Ministro da Educação, dedicada ao progresso científico da psicologia brasileira.

Cabeçalho SBP

Carta de João Pessoa

 

Aprovada pela Assembleia Geral de Sócios

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), dedicada ao progresso científico da psicologia brasileira, por esta carta denuncia à população o sistemático ataque do poder político à ciência e ao pensamento científico no Brasil.

Esse ataque se expressa de vários modos: pela negação de fatos científicos, pela divulgação repetida de desinformação nas redes sociais e pelo desmonte do sistema de Ciência e Tecnologia (C&T). Um desmonte executado em dois processos: a destituição de dirigentes competentes, substituídos por simpatizantes partidários, e a brutal redução do financiamento a pesquisadores e instituições científicas.

O prejuízo ao desenvolvimento do sistema de produção científica, tecnológica e de inovação significa um dano irreversível à sociedade e aos indivíduos.

A SBP repudia os cortes severos que têm sofrido agências federais de fomento: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Tampouco considera que a proposta de fusão das referidas agências seja solução eficaz para os problemas de restrições orçamentárias.

A SBP conclama a sociedade ao posicionamento em defesa da ciência e do pensamento científico.

Exige que o governo planeje as ações para Ciência e Tecnologia a partir de análise e diagnósticos que embasem as decisões de priorização da área, conforme prometido em carta à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC, durante a campanha eleitoral de 2018.

João Pessoa, 24 de outubro 2019

 

 

Sociedade Brasileira de Psicologia

Final Cabeçalho SBP

Dowlond aqui

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: