SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Chamada Pública para o Programa Ciência na Escola do MCTIC e CNPq

Ciência na escola

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq tornam pública a Chamada do Programa Ciência na Escola e convidam os interessados a apresentarem propostas nos termos estabelecidos.

Constitui objeto desta Chamada o apoio a projetos que visem contribuir significativamente para odesenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na temática do ensino de ciências na educação básica, em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de Qualidade.

O objetivo desta chamada é financiar projetos de pesquisa, intervenção e avaliação, nas
diversas áreas do conhecimento, em questões relacionadas ao ensino de ciências na educação básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) das redes públicas de ensino, no âmbito do Programa Ciência na Escola.

Os projetos a serem financiados nesta Chamada poderão versar sobre o ensino de qualquer uma das disciplinas que fazem parte do currículo escolar dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devendo privilegiar o letramento científico, o uso de abordagens investigativas e de metodologias ativas de ensino, a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior e as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação  com as escolas públicas, a disseminação dos métodos científicos das diferentes áreas do conhecimento.

Os projetos deverão ser inseridos em uma das seguintes Linhas de apoio:

Linha 1 – Pesquisa sobre o ensino de ciências na educação básica

Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências

Linha 3 – Estudos avaliativos sobre o Programa Ciência na Escola

Submissão da Proposta

A submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas, de acordo com a Linha de apoio escolhida. Deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

O horário limite para submissão das propostas ao CNPq será até às 23h59, horário de Brasília, da data descrita no CRONOGRAMA, não sendo aceitas propostas submetidas após este horário.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 10.000.000,00, oriundos do MCTIC, a serem liberados em 3 parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira no CNPq.

Serão concedidas bolsas nas seguintes modalidades:
a) Iniciação Científica (IC);
b) Iniciação Científica Junior (ICJ);
c) Apoio Técnico à Pesquisa – Nível Superior (AT-NS) ou Nível Médio – (AT-NM);
d) Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A), para o docente da educação básica
participante do grupo, em efetivo exercício na rede pública de educação básica;
e) Mestrado (GM), para aluno que tenha projeto de dissertação com tema voltado para o ensino de ciências;
f) Extensão no País, nível C (EXP-C);
g) Pós-Doutorado Júnior (PDJ), para projetos aprovados na Linha 3.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca desta Chamada podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Acesse aqui o edital completo.

Logos Chamadas CNPqFonte: CNPQ, Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: