SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

A ABRAPSIT defende a Importância do motorista ser submetido à avaliação psicológica por profissionais especialistas em Psicologia do Trânsito

ABRADT

A ABRAPSIT- Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego é uma entidade científica, sem fins lucrativos, com objetivo de congregar psicólogos, pesquisadores, alunos de psicologia e especialistas de nível superior para promover o desenvolvimento técnico científico do exercício profissional na área de tráfego e circulação humana em todos os modais: terrestre, aéreo e aquaviário.

​Fundada em 17 de Maio de 2015, a ABRAPSIT tem em sua linha de ação a preocupação com a vida e a responsabilidade na construção de um trânsito mais seguro. Além dos aspectos relacionados à avaliação dos condutores e candidatos a CNH, a ABRAPSIT atua em desenvolvimento científico através de estudos, pesquisas e na busca de soluções em todas as atividades relacionadas à circulação humana. Representa legalmente todos os psicólogos que atuam no tráfego.

A ABRAPSIT possui representatividade em diversos campos de atuação como: integrantes de Câmeras Temáticas do CONTRAN, participantes em diversos CETRANs pelo país, membro do Fórum de Entidades Nacionais da Pscicologia Brasileira - FENPB, membro da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia - ULAPSI, integrante dos Grupos de Trabalho de Mobilidade Humana e Trânsito em diversos estados, entre outras parcerias. 

As diversas pesquisas sobre os maiores índices de infrações de trânsito revelam que, qualitativamente, as infrações mais recorrentes são de cunho comportamental e reincidentes. Ou seja, o ser humano, por meio de seus atos e comportamentos, estabelece como o trânsito acontece. O comportamento chamado risco, exacerbado pelo estresse, agressividade, insegurança e desrespeito, entre outros, tornou o trânsito um problema social que tem ressaltado o risco para a saúde, segurança e a qualidade de vida da população.

Este comportamento humano é o foco do estudo da ciência psicológica e sua avaliação  importante instrumento de prevenção. 

A ABRAPSIT defende a importância do motorista ser sistematicamente submetido à avaliação psicológica por profissionais especialistas em psicologia do trânsito visando garantir um nível satisfatório de segurança do tráfego. 

Confira aqui o texto completo da ABRAPSIT.

Fonte: www.abrapsit.org.br

ABRAPSIT

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: