SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Receber uma mensagem de "obrigado" faz muito bem, diz estudo

Pesquisadores afirmam que as pessoas enviam poucas notas de gratidão por medo de serem analisadas ou parecerem falsas

Uma nova pesquisa publicada recentemente, mostrou que receber notas, e-mails e cartas de agradecimento é capaz de te deixar mais entusiasmado. O estudo, liderado por dois Obrigadapsicólogos, ainda sugere que as pessoas subestimam o efeito de enviar mensagens dizendo “obrigado”, pois desconhecem o quão bem isso pode fazer.

"Elas acham que não vai ser um grande negócio", disse Amit Kumar, professor da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. O relatório também aponta que as pessoas acabam acreditando que um agradecimento pode parecer falso e desonesto, além de considerar que o receptor poderá ficar desconfortável.

Outro fator levado em consideração é a letra e forma de escrever: muitas pessoas acham que ao elaborar uma carta falando “obrigado” sua escrita será examinada. Kumar e Nicholas Epley, da Universidade de Chicago, nos EUA, descobriram que quem recebe as mensagens não se importa como as cartas são feitas, mas sim com seu conteúdo.

Publicado na revista Psychological Science, o estudo busca preencher um buraco de pesquisas no campo da gratidão. Para a análise, 100 participantes foram orientados a escrever uma breve mensagem de gratidão para alguém que tivesse os afetado de alguma forma. Os pesquisadores os encorajaram a mencionar que um estudo havia estimulado a escrita das notas.

Kumar observou que a maioria do grupo levou menos de cinco minutos para escrever. Ainda assim, o psicólogo constatou que muitos ficaram preocupados com o fato de os destinatários se sentirem desconfortáveis ​​ao receber os textos com elogios e agradecimentos.

Quem recebeu as mensagens teve que responder um questionário para dizer como se sentiram. Muitos afirmaram que estavam “maravilhados”, além de marcarem 4 na classificação de felicidade que ia de 1 a 5. Em média, as pessoas que fizeram as notas estimaram que a nota recebida seria 3.

Para Kumar, as pessoas tendem a subestimar o efeito positivo que elas podem ter sobre os outros com um pequeno investimento de seu tempo que é de escrever “obrigado”.

Fonte: Revista Galileu   https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Psicologia/noticia/2018/07/receber-uma-mensagem-de-obrigado-faz-muito-bem-diz-estudo.html

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: