SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Como o estresse tóxico da separação familiar pode prejudicar a criança

Funcionários federais da fronteira EUA-México separaram cerca de 2.000 crianças de suas famílias entre 19 de abril e 31 de maio. Embora não esteja claro como a briga política sobre a prática irá se desenrolar, os pesquisadores sabem como um evento traumático como tal separação afeta a criança.

"Tirar as crianças das mães é prejudicial para elas", disse Jack Shonkoff, que dirige o Centro para o Desenvolvimento da Criança na Universidade de Harvard e, há décadas, pesquisa como o estresse afeta o cérebro. "Não há nada de complicado nisso, e há uma ciência incrivelmente forte e um grande pedaço de bom senso que nos leva às mesmas conclusões."

Crianças separadas de seus pais na fronteira experimentam estresse tóxico - adversidade intensa, repetitiva ou prolongada sem a intervenção de um adulto - uma situação que geralmente é vista quando uma criança é colocada em um orfanato, sobrevive a um desastre natural ou vive na pobreza, uma zona de guerra ou um campo de refugiados.

Esse tipo de estresse pode ter impacto vitalício. Veja  a seguir como o estresse tóxico afeta as crianças e o que está acontecendo com as pessoas detidas na fronteira.

https://www.pbs.org/newshour/health/how-the-toxic-stress-of-family-separation-can-harm-a-child

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: