SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP participa da Reunião das Sociedades Científicas para Fortalecer a Vigilância da Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. A magnitude e o alto poder incapacitante mantêm a doença como um problema de saúde pública.

O Brasil está em consonância com as recomendações da Estratégia Global para Hanseníase 2016-2020 da OMS, que tem como principal objetivo reduzir a carga da doença.

A estratégia pauta-se em três grandes pilares: o fortalecimento do controle e da parceria governamental, o combate da Hanseníase e suas complicações, e o enfrentamento da discriminação com promoção da inclusão social.

Diante desse cenário e considerando as recomendações da OMS, a análise epidemiológica segundo sexo é de suma importância para subsidiar processos de elaboração, execução e implementação de políticas públicas para enfretamento da Hanseníase. 

A caracterização da doença por sexo permite indicar diferenças de acesso em termos da
capacidade de alcance do programa e da capacidade da população em utilizar os serviços de saúde. Além disso, é possível identificar variações na carga de Hanseníase entre os grupos populacionais e também discutir se estão ligadas a processos socioeconômicos, como a diferença de acesso e oportunidades.

Nessa perspectiva, a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) participou, por meio de sua Conselheira, a Profa. Dra. Maria Angela Feitosa, da Reunião das Sociedades Científicas para Fortalecer a Vigilância da Hanseníase, nos dias 14 e 15 de março de 2018, em Brasília/DF, para tratar de questões ligadas à Hanseníase no Brasil. 

Com o objetivo descrever o panorama da Hanseníase entre os sexos no Brasil e discutir os desafios para a implementação de estratégias de controle da endemia nesses grupos populacionais, foi lançado o Boletim Epidemiológico.

Para visualizar o Boletim Epidemiológico, acesse:   http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/janeiro/31/2018-004-Hanseniase-publicacao.pdf

 

 

 

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: