SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Painéis premiados na 45ª Reunião Anual da SBP

Confira a relação dos painéis premiados na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, realizada de 27 a 30 de outubro de 2015, em Belo Horizonte:

Prêmio Carolina Martuscelli Bori (categoria Doutorado)

1º lugar: A trajetória intelectual de Edward B. Titchener entre 1885 e 1890: a persistência de uma omissão. Cíntia Fernandes Marcellos e Saulo de Freitas Araujo (Universidade Federal de Juiz de Fora)

2º lugar: Terapias Cognitivo-Comportamentais e Terapia Analítico-Comportamental: marcos históricos. Caroline da Cruz Pavan-Cândido e Carmem Beatriz Neufeld (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo)

3º lugar: Habilidades sociais educativas e potencial de abuso de pais de crianças diferenciadas pelo comportamento. Aline Costa Fantinato e Fabiana Cia (Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos)

Prêmio Luiz Marcellino de Oliveira (categoria Mestrado)

1º lugar: Nem todas as vítimas importam. A influência das crenças no mundo justo na responsabilização de vítimas de diferentes grupos sociais.João Gabriel Nunes Modesto e Ronaldo Pilati (Laboratório de Psicologia Social, Universidade de Brasília)

2º lugar: "Febriu" ou "Febril"? O Desenvolvimento do Conhecimento Ortográfico em Crianças com Dislexia do Desenvolvimento. Daniela Teixeira Gonçalves, Caroline Greiner de Magalhães, Mirelle Franca Michalick-Triginelli e Cláudia Cardoso-Martins (Universidade Federal de Minas Gerais)

3º lugar: Sintomas externalizantes e vulnerabilidade cognitiva em crianças e adolescentes: uma análise longitudinal.Isabella Soares Barreto, Maycoln Leôni Martins Teodoro, Mariana Verdolin Guilherme Froeseler e Priscilla Moreira Ohno (Laboratório de Processos Cognitivos da Universidade Federal de Minas Gerais)

Prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten (categoria Graduação)

1º lugar: Avaliação da inteligência em acadêmicos de psicologia: descrição do potencial intelectual geral e dos tipos de erros por meio do teste G36. Thiago Henrique de Barros Cobra (Universidade de Taubaté) e Paulo Francisco de Castro (Universidade de Taubaté e Universidade Guarulhos)

2º lugar: As relações entre as condições de trabalho e o significado do trabalho na construção civil. Paula Almeida Grassi Ferreira, Bárbara Hübner Franco e Lívia de Oliveira Borges (Universidade Federal de Minas Gerais)

3º lugar: Repercussões físicas e psicológicas tardias do câncer de mama: experiências de sobreviventes de longo prazo. Janaína de Fátima Vidotti, Fabio Scorsolini-Comine Manoel Antônio dos Santos (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo)

Menções honrosas categoria Doutorado:

Associação entre percepção de doença e ansiedade, depressão e autoeficácia em pessoas com HIV/AIDS. Graziela Sousa Nogueira e Eliane Maria Fleury Seidl (Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília-DF)

Autorregulação em adolescentes: relações entre estresse, enfrentamento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento. Ana Paula Justo e Sônia Regina Fiorim Enumo (Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-SP)

Avaliação de personalidade em um grupo de mulheres no período do climatério. Ana Paula de Campos (Universidade de Taubaté - SP) e Paulo Francisco de Castro (Universidade de Taubaté e Universidade Guarulhos - SP).

Comportamentos infantis na avaliação de pais e professores. Aline Costa Fantinato** e Fabiana Cia (Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia, São Carlos, SP)

Depressão materna, estressores e resiliência: preditores do comportamento de escolares. Fernanda Aguiar Pizeta** e Sonia Regina Loureiro (Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo,  Ribeirão Preto-SP)

Desenvolvimento do Inventário do clima familiar para crianças. Neyfsom Carlos Fernandes Matias (Universidade Salgado de Oliveira, Belo Horizonte-MG) e Maycoln Leôni Martins Teodoro (Universidade Federal de Minas Gerais)

Desenvolvimento e validação fatorial da escala de atitudes frente ao choro do bebê. Nahara Rodrigues Laterza Lopes** (Departamento de Psicologia, Laboratório de Análise e Prevenção de Violência, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP), Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (Departamento de Psicologia, Laboratório de Análise e Prevenção de Violência, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP), Patrícia Waltz Schelini (Departamento de Psicologia, Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP) e Anne Marie Fontaine (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal).

Efeitos do enriquecimento ambiental e das reexposições a situação de lembrança na sensibilização comportamental em um modelo animal de TEPT. Marilia Bazan Blanco Azair Liane Matos do Conto de Souza (Universidade Federal de São Carlos)

Exposição a um programa de ensino de leitura informatizado aumenta QI, leitura e escrita de alunos de escola pública com história de retenção. Marcileyde Tizo**, Rody C. de Oliveira* e Elenice S. Hanna (Universidade de Brasília, Laboratório de Aprendizagem Humana, Brasília, DF.
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino)

Histórico dos Congressos Nacionais de Psicologia Escolar e Educacional. Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), Carmem Sílvia Rotondano Taverna (Unicapital), Deborah Rosária Barbosa (Universidade Federal de Minas Gerais), Walter Mariano de Faria Silva Neto (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), Gabriel Galilei Guimarães Alves (Universidade Federal de Minas Gerais)

Pesquisa em Resiliência: Uma revisão sobre os fatores protetivos em diferentes sistemas de adaptação. Helen Durgante**e Eduardo Remor (Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  Porto Alegre, RS)

Políticas Públicas e acidentes de trabalho no estado de São Paulo: uma revisão sistemática. Thaís Juliana Medeiros**e Elizabeth Barham** (Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP)

Programa de intervenção mediacional (PIM) em mães de crianças com Síndrome de Down. Luciana Bicalho Reis**(Faculdade de Psicologia, Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES), Kely Maria Pereira de Paula (Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES) e Carolinne Guimarães Feres* (Curso de Psicologia, Universidade de Vila Velha, Vila Velha, ES)

Relações entre atividades extracurriculares, educação em tempo integral, desempenho escolar, clima familiar e satisfação de vida. Neyfsom Carlos Fernandes Matias (Universidade Salgado de Oliveira, Belo Horizonte-MG) e Maycoln Leôni Martins Teodoro (Universidade Federal de Minas Gerais)

Menções honrosas categoria Mestrado:

Aliança terapêutica na psicoterapia breve online. Carmelita Gomes Rodrigues e Marcelo Tavares (Universidade de Brasília)

Categorias do Cliente como categoria critério em análise sequencial da interação terapêutica em casos de Transtorno de Ansiedade Social. Glaucia Fernanda Galeazzi Nobile**, Vagner Angelo Garcia e Alessandra Turini Bolsoni-Silva (Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP)

Contingências e metacontingências na novela Salve Jorge: A mídia televisiva no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Olívia Costa do Vale ** e Laércia Abreu Vasconcelos (Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos. Brasília-DF)

Desvelando a família homoparental: um estudo sobre os relatos de casais homossexuais com filhos. Mário Augusto Tombolato**, Ana Cláudia Bortolozzi Maia (Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia, Bauru-SP)

Discriminação temporal favorece autocontrole? Lesley Diana de Sousa e Josele Abreu-Rodrigues (Universidade de Brasília)

Efeito de eventos independentes da resposta e do atraso do reforço sobre a resistência à mudança. Flávia Hauck**, Josele Abreu-Rodrigues, Carlos Renato Xavier Cançado e Raquel Moreira Aló (Universidade de Brasília)

Efeitos do programa ACT- para educar crianças em ambientes seguros nos problemas de comportamento de crianças em grupos diferenciados pelo nível SOCIOECONÔMICO. Maria Eduarda André Pedro**(Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP); Elisa Rachel Pisani Altafim**(Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP); Francine Belotti da Silva (Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP); Rebeca Cristina de Oliveira* (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP) e Maria Beatriz Martins Linhares (Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP)

Enfrentamento do câncer infantil: uma análise longitudinal. Fernanda Rosalem Caprini**, Alessandra Brunoro Motta Loss e Thaís Fernandes Genelhú* (Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES)

Equivalência de estímulos e autismo: Análise da produção científica. Ana Elisa Millan** e Lidia Maria Marson Postalli (Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP)

Família são essas pessoas queridas e felizes que aparecem aqui: um estudo de caso sobre a família homoparental masculina. Yurín Garcêz de Souza Santos** e Manoel Antônio dos Santos (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde - LEPPS, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP)

Incidências dos sistemas de avaliação em larga escala na trajetória profissional docente de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da educação básica. Elen Daiane Quartaroli Fernandes**e Jair Lopes Junior (Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru, SP)

Intervenção com mulheres vítimas de violência doméstica: Breve análise de uma revisão sistemática. Andrezza Souza Martinez**, Fernanda Monteiro de Castro Bhona** e Lelio Moura Lourenço (Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG)

Intervenção comportamental para crianças com diagnóstico de TDAH e seus cuidadores em contexto  hospitalar. Nadielle de Paula Moura Lira (Hospital da Criança de Brasília José de Alencar), Carolina Bauchspiess* (Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Laboratório de Desenvolvimento em Condições Adversas, Brasília - DF) e Áderson Luiz Costa Junior (Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Laboratório de Desenvolvimento em Condições Adversas, Brasília - DF)

Investigação sobre estresse infantil em crianças com dificuldade de aprendizagem. Lívia Caroline Souza Gonçalves**, Cláudia Patrocínio Pedroza Canal e Daniela Dadalto Missawa** (Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES)

O idoso frente ao seu envelhecer: a percepção dos usuários dos serviços de proteção social básica. Gessiane Keila Ignatowicz Pasquali, Andressa Bahr* e Luana Dutra de Oliveira* (Faculdade Metropolitana de Guaramirim - Curso de Psicologia, Guaramirim/SC)

O Par Educativo. Lúcia Helena Jorge Alves (Universidade Veiga de Almeida ? Rio de Janeiro-RJ), Francisco D.M. Takahashi (Universidade Veiga de Almeida e Universidade Estácio Rio de Janeiro-RJ) e Leila Borges de Araujo (Professora da S.M.E/RJ e Mestre em Psicologia)

Perfil e práticas profissionais de psicólogos em serviços de saúde do Distrito Federal: resultados preliminares. Eliane Maria Fleury Seidl, Sofia Costa e Silva Duarte*, Danielle Bernardes Magalhães*, Marcela de Vasconcelos Costa*, Priscila Alves de Lima Silva* (Universidade de Brasília, Brasília, DF)

Prevenção primária da síndrome do bebê sacudido: avaliação de intervenção breve com pais. Nahara Rodrigues Laterza Lopes**, Suélen Mariana Gorni*, Victor Oliver Mattar* e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (Departamento de Psicologia, Laboratório de Análise e Prevenção de Violência, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP)

Professores em Risco: a Sindrome de Burnout no estado do Rio de Janeiro - Estudo de Caso com 38 professores da Educação Básica. **Josemar Moreira C. Barbosa e Denise Rocha C. Lannes (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Laboratório Emformação, Instituto de Bioquímica Médica, Rio de Janeiro, RJ)

Sentimentos relativos ao uso de crack a partir do discurso de dependentes químicos. Mariana Spelta Cruzeiro, Sávio Silveira de Queiroz, Heloisa Moulin de Alencar, Cláudia Patrocinio Pedroza Canal e Fernanda Helena Freitas Miranda (Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES)

Suporte social em reabilitação pediátrica: uma revisão sistemática da literatura. Juliana Magalhães da Silva**(Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, DF; Departamento de Psicologia Clínica, Universidade de Brasília, DF) e Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo (Departamento de Psicologia Clínica, Universidade de Brasília, Brasília, DF)

Surdez e vulnerabilidade: o papel da família como rede de apoio à construção de identidade. Bruna Setin Januário** e Miria Benincasa Gomes (Universidade Metodista de São Paulo , São Bernardo do Campo-SP)

Terapia por meio de exposição à realidade virtual para medo e fobia de dirigir: uma revisão sistemática da literatura. Verônica Bender Haydu, Marina Beatriz de Paula, Marcela Roberta Jacyntho Zacarin**, Andressa dos Santos**, Silvia Aparecida Fornazari (Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR), Elizeu Borloti (Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Universidade Federal do Espírito Santo, ES)

Menções honrosas categoria Graduação:

A atuação do Psicólogo Escolar nas redes pública e particular de ensino. Luciana Lima Barbosa*, Luísa Martins de Carvalho*, Maria Luíza Rodrigues Sampaio de Souza*, Renata Musa Lacerda*, Leonardo Vieira Nunes**, Claisy Marinho-Araujo (Laboratório de Psicologia Escolar, Universidade de Brasília, Brasília, DF)

A homossexualidade na perspectiva de jovens homossexuais católicos, espíritas e evangélicos. Laura Moraes Ribeiro* e Prof. Dr. Fabio Scorsolini-Comin (Universidade Federal do Triângulo Mineiro Uberaba-MG)

A psicologia na educação da criança excepcional no Brasil: fundamentos das propostas de Helena Antipoff. Ana Paula Ferreira Leite*, Miguel Chapuis Veloso*, Camila Dulce Gorgulho Campos*, Pedro Ramos da Cruz Chaves*, Walef Batista Pereira*, Erika Lourenço (Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais  Belo Horizonte – MG)

Adaptação da Escala de Compra por Impulso de Rook e Fisher para o contexto Brasileiro. Maria Angélica Padilha de Souza*, Samuel Lincoln Bezerra Lins e Terezinha Féres-Carneiro (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Aprendendo Análise do Comportamento, uma Comparação entre Método Tradicional e Ensino Personalizado. João Lucas Bernardy, Márcio de Queiroz Barreto, Bruno Martins Pontes, Pedro Henrique Carvalho, Sérgio Augusto Ramos França Filho, Yara Lima de Paulo, Ítalo Rodrigues de Freitas Mendes e Matheus Magalhães Magrini (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

As contribuições da abordagem direta do inconsciente/terapia de integração pessoal (ADI/TIP) no tratamento da depressão: estudo de caso. Laura Helena da Silva*, Luiza Orlandi Bonela Gomes*, Carolina Soraggi Frez*, Gerlaine Rosa Teixeira**, Ana Carolina Duarte Valadares*, Célia Auxiliadora dos Santos Marra**, Irce Tatiane Silveira de Carvalho*, Raphaela de Paiva Silva Santos* e Valdicéia Miranda Machado Bouzada*

Caracterização das Demandas de Terapia Individual Infantil do LAPICC-USP. Thaís Barbosa Benedetti*, Carmem Beatriz Neufeld (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental)

Construção de um sistema de avaliação do uso e prejuízos do álcool em comunidades indígenas. Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza**, Julia Costa de Oliveira* e Maycoln Leoni Teodoro**

Construção de uma atividade de ludoterapia para crianças enlutadas. Debora Malchioretto*, Patricia Lichtenberg* e Virginia Azevedo Reis Sachetti (Serviço-Escola de Psicologia - Faculdade Metropolitana de Guaramirim - Guaramirim SC)

Desenvolvimento da resilência no contexto das doenças crônicas. Maria Edna Silva de Alexandre*, Emerson Araújo Do Bú* (Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande ? PB) e Alessandra Vieira Fernandes (Psicóloga da Saúde, Campina Grande ? PB)

Detecção de emoções em micro expressões faciais da região dos olhos e da boca. Mariana de Souza Ayres Cardoso*, Rayanne Linhares Azevedo*, Adriana Manso Melchiades Nozima** e Wânia Souza (Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília, DF)

Dinheiro e conjugalidade: uma revisão sistemática da literatura. Pamela Letícia Crestani*, Camila Scomazzon Bona , Cláudia Mara Bosetto Cenci  e Luísa Habigzang (Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas/ PPG em Psicologia da PUCRS, Porto Alegre/RS)

Efeito correlacional e preditivo das representações núméricas baseadas nos dedos sobre as habilidades matemáticas: um estudo longitudinal. Fernanda Rocha*, Pedro Saulo*, Andressa M. Antunes**, Annelise Júlio-Costa** e Vitor Geraldi Haase (Universidade Federal de Minas Gerais; Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento; Belo Horizonte, MG)

Entendendo o divórcio dos pais e suas consequências: uma experiência com crianças. Giovanna Bucioli Pojar, Luciana Maria da Silva e Miralda Dias Dourado de Lavor (Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM)

Intenção de trair: O papel explicativo dos traços de personalidade. Valdiney Veloso Gouveia, Rebecca Alves Aguiar Athayde, Hysla Magalhães de Moura, Paula Marques Lima Pessoa de Aquino e Francisco de Assis Medeiros Maia (Universidade Federal da Paraiba - João Pessoa)

Memória Viva da Psicologia. Renata Pimenta Sadi*, Júlia Caetano Borges de Oliveira*, Ana Luiza Ferreira da Silva*, Renata Naime Saraiva*e Orestes Diniz Neto; Erika Lourenço (Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia - Departamento de Psicologia ? Universidade Federal de Minas Gerais ? Belo Horizonte – MG)

Mensuração do consumo de álcool em comunidades indígenas: Uma revisão sistemática. Júlia Costa de Oliveira*, Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza**, Vânia Eloísa de Araújo Carmo**  e Maycoln Leoni Martins Teodoro** (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG)

Monismo x dualismo: desenvolvimento de um instrumento para a questão mente-cérebro em Psicologia. Pedro Gervason Marco Borges* e Alessandra Sant?Anna Bianchi (Departamento de Psicologia da Univesidade Federal do Paraná ? Curitiba-PR)

O efeito de pistas contextuais e da passagem do tempo na elaboração de retratos falados. Renan Saraiva, Raiane Nogueira, Letícia Amorim, Luciana Alarcão, Jade Lage e Goiara Castilho (Universidade de Brasília)

O luto materno: um estudo fenomenológico. Ana Carolina Arima*, Margoth Mandes da Cruz*, Luís Henrique Fuck Michel**, João Ricardo Castanha Pinheiro*, Patricia El Horr de Moraes *  e Joanneliese de Lucas Freitas  (Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR)

O processamento fonológico nas fases iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Giulia de Arruda Maluf e Fraulein Vidigal de Paula (Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ? PSA IPUSP, São Paulo -SP)

O que ficou na saudade: um estudo de memória social a partir de recordações de sujeitos de três diferentes gerações. Fernanda Negri Smith* e Maria Cristina Smith Menandro (Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES)

Obesidade mórbida e a avaliação de imagem corporal: revisão sistemática. Rodrigo Machado*, Marcelle Matiazo Pinhatti**e Thiago Gomes de Castro (Grupo de Pesquisa Fenomenologia: Ação e Percepção, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS)

Oficinas de Parentalidade. Grazielli Terassi, Luciana Maria da Silva, Miralda Dias Dourado de Lavor (Universidade Federal do Triângulo)

Os efeitos da similaridade ortográfica e da frequência silábica em uma tarefa de decisão lexical. João Paulo Galhardo Brum, Cristhiane Oliveira Baracho Vorcaro e Francis Ricardo dos Reis Justi (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Perfil dos agressores e notificações de violência contra adultos no Rio Grande do Sul. Daniela Inaiá Chambart*, Priscila Lawrenz**, Jean Von Hohendorff**, Davi Manzini** e Luísa Fernanda Habigzang** (Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas/ PPG em Psicologia da PUCRS, Porto Alegre- RS)

Relatos de experiência de quase morte (EQM) e suas contribuições para o debate das neurociências sobre a consciência humana e a relação mente-cérebro. Pedro Gervason Marco Borges* e Adriano Furtado Holanda (Departamento de Psicologia da Universidade Federal Paraná, Curitiba-PR)

Representação simbólica do esporte para adolescentes: contribuições do desenho-estória com tema. Thiago Henrique de Barros Cobra*(Universidade de Taubaté-SP) e Paulo Francisco de Castro (Universidade de Taubaté-SP e Universidade Guarulhos-SP)

Solidão e Depressão em Estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Nadyara Regina de Oliveira*, Sabrina Martins Barroso e Valéria Sousa de Andrade (Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais, Uberaba-MG)

Transmissão cultural parte 1: efeito de exposição direta para formulação de regras e resolução de problemas. Lorismario Ernesto Simonassi, Bárbara de Paula Castro Almeida, Bruno Martins Pontes, Isabela Martins Siqueira, Isabella Tereza Rodrigues Pires, Paula Teixeira Andrade Sousa, Pedro Henrique Carvalho, Sérgio Augusto Ramos França Filho e Yara Lima de Paulo (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

Transmissão cultural parte 2: efeito de treino verbal para formulação de regras e resolução de problemas. Bárbara de Paula Castro Almeida, Pedro Henrique Carvalho, Sérgio Augusto Ramos França Filho, Yara Lima de Paulo, Isabella Tereza Rodrigues Pires, Bruno Martins Pontes, Lorismario Ernesto Simonassi, Isabela Martins Siqueira e Paula Teixeira Andrade Sousa (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódico (TCAP) e rotina familiar de crianças: uma revisão bibliográfica. Ana Luiza Cavalcanti Bezerra, Elaine Lima Marques de Sá, Brunna Stella da Silva Carvalho (Faculdade Santo Agostinho)

Um olhar sobre a prevenção ao suicídio no Distrito Federal. Mariana Amado Cordeiro* (Programa de Educação Tutorial de Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF)

Um sistema de categorização de mensagens persuasivas pró-ambientais. Ligia Abreu Gomes Cruz**, Gabriela Silva Ribeiro**, Ana Luiza Marinho Carneiro** e Fabio Iglesias (Laboratório de Psicologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, DF)

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: