SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Atraso e redução de recursos aos programas de pós-graduação

A Sociedade Brasileira de Psicologia, por meio de sua vice-presidente, Dora Ventura, e do secretário-geral, Marcelo Benvenutti, participou da assembleia do Fórum de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCHSA), que deliberou pela redação de uma nota pública sobre o atraso e a redução de recursos aos programas de pós-graduação brasileiros.

A assembleia, que reuniu representantes de 17 associações científicas do país, foi realizado no último dia 14 de julho, em São Carlos (SP), durante a realização da 67ª Reunião Anual da SBPC.

Leia abaixo a íntegra da nota pública:

NOTA PÚBLICA DO FÓRUM DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS SOBRE O ATRASO E A REDUÇÃO DOS RECURSOS AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS

O Fórum de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCHSA), reunido no dia 14 de julho de 2015, durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), vem publicamente manifestar preocupação quanto aos recentes cortes e atrasos no repasse dos recursos ao Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e ao Programa de Excelência Acadêmica (PROEX). As verbas destes programas financiam tanto as pesquisas brasileiras quanto o cotidiano dos cursos de mestrado e doutorado por meio do pagamento das despesas com bancas, apresentação de trabalhos tanto de docentes quanto de discentes, aquisição de equipamentos, publicação de revistas e organização de eventos. Reforçamos que o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) e o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) também são essenciais para o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil e sua manutenção constitui objeto de apreensão deste Fórum.

Considerando que a maioria de nossos Programas de Pós-Graduação é desenvolvida em universidades que passam por graves crises orçamentárias em função do contingenciamento de recursos pelos governos federal e estaduais, o atraso e a redução das verbas inviabiliza manutenção e expansão dos programas na Área das Humanidades – que já sofre com a exclusão da maioria dos editais de pesquisa, tanto na esfera pública quanto privada.

Deste modo, entendemos que o repasse das verbas orçadas no início de 2015 aos programas de pós-graduação, até agora não recebido, deve ser efetivado por esta Agência de modo a garantir todas as ações necessárias ao pleno desenvolvimento da pesquisa brasileira. Salientamos a importância de transparecência e anúncio público do cronograma de desembolso das verbas indicadas em tempo hábil para sua execução plena no atual ano fiscal.

São Carlos, 14 de julho de 2015

ASSOCIAÇÕES SIGNATÁRIAS PRESENTES À REUNIÃO:
Associação Brasileira de Antropologia
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
Sociedade Brasileira de História da Ciência
Associação Brasileira de Estudos Sociais das ciências e Tecnologias
Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Sociedade Científica de Estudos da Arte
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia
Sociedade Brasileira de História da Educação
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Comunicação
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Sociedade Brasileira de Psicologia
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: